quarta-feira, 4 de novembro de 2009

HEMOGLOBINA GLICADA (A1C)

Um teste mais recente para avaliar o controle da glicemia é a dosagem dos níveis de hemoglobina glicada ou A1C, antigamente conhecida como hemoglobina glicosilada. A hemoglobina glicada nos dá uma idéia dos níveis médios de glicemia últimos 2 a 4 meses. Dizendo de outra forma, o teste A1C "entrega" para o médico se fizemos ou não um bom controle do diabetes nos últimos meses, quer seja tomando os remédios, quer seja mantendo uma boa alimentação. Os níveis desejáveis de A1C, de acordo com as últimas diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2007), devem ficar abaixo de 6,5%.
Se compararmos a hemoglobina glicada com a glicemia de jejum, podemos dizer que esta última mede o nível de glicemia instantâneo (no momento do exame), enquanto a primeira mede a glicemia média do paciente durante os últimos 2 a 4 meses.

Quer entender ainda melhor?
Imagine que nosso corpo seja um banco, ao realizarmos uma glicemia de jejum, o resultado corresponde ao "saldo atual". Já o exame da A1C representa o "saldo médio" dos últimos 2 a 4 meses...




Testes

Apesar de mostrar o controle da glicemia nos últimos meses, o teste A1C não ajuda muito o médico em uma avaliação de mais curto prazo, como o controle da glicemia nas últimas semanas, por exemplo.
Estudos recentes, publicados em 2008, ressaltam a importância da glicemia média diária estimada a partir de uma correlação entre níveis de A1C e os possíveis níveis médicos de glicemia de jejum. Acompanhe a tabela abaixo:
Teste A1C
A American Diabetes Association, a International Diabetes Federation e a European Association for the Study of Diabetes (EASD) vem recomendando a utilização deste conceito de glicemia média estimada em substituição aos valores correspondentes de hemoglobina glicada (A1C). O Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da UNIFESP já utiliza o conceito de glicemia média semanal, calculada a partir da automonitorização domiciliar das glicemias, durante pelo menos três dias por semana.

FONTE: www.diabetesnoscuidamos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário