segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cuidando de adultos e idosos com diabetes



Assumir a responsabilidade de cuidar de um parente, cônjuge ou amigo é uma decisão muito generosa — é isso que cada vez mais pessoas vêm enfrentando a cada ano. O cuidado proporciona um relacionamento gratificante e ao mesmo tempo estressante, pois você tem que aprender como ajudar alguém a controlar o diabetes, adaptar-se a outras condições médicas e ainda achar tempo para suas próprias necessidades. Sendo um cuidador, uma rotina já ocupada torna-se mais atarefada ainda. Você não pode fazer tudo, mas quer se sentir bem em fazer o seu melhor.

Você pode começar com um planejamento escrito. Comece conversando com um profissional de saúde sobre as coisas que a pessoa de quem você está cuidando precisará. Pense sobre tudo, da ajuda com as compras no supermercado ao transporte em equipamento especial, fornecer medicamento e cuidados pessoais diários. Em seguida, determine quem será o responsável por fornecer essas coisas — profissionais, você, o cuidador ou família e amigos disponíveis.

Embora o diabetes possa ser controlado, frequentemente a pessoa sente-se exausta pela necessidade de observação contínua sobre o que comer, picar a ponta do dedo para o teste do sangue e praticar atividade física suficiente. Conforme a pessoa fica mais velha, essas necessidades podem ser até um pouco mais difíceis de lidar, especialmente se elas estão se ajustando a outras complicações médicas, como perda de visão, mobilidade reduzida ou problemas digestivos.

Lembre-se de que talvez seja difícil para a pessoa que está ficando mais velha aceitar o fato de que pode precisar de ajuda. Ninguém quer se sentir como se estivesse perdendo a independência. Faça o melhor para continuar falando com essa pessoa como um adulto maduro e mantê-la envolvida o máximo possível nas decisões sobre o auto-cuidado. Quanto mais confiante ela estiver, mais energia você terá para cuidar do resto.

Dicas para cuidar de adultos e idosos
-Pode ser difícil para algumas pessoas aceitar que não podem mais cuidar de si mesmas sozinhas. Converse com a pessoa de quem você está cuidando para determinar o que ele/ela ainda é capaz de fazer. Use sua imaginação e você descobrirá maneiras para ajudar a pessoa de quem você está cuidando a sentir-se menos dependente de você.
-Inicie a conversa. Mesmo quando você achar que não há nada a falar, comente sobre a paisagem ou sobre as notícias nos jornais. Falar ajuda a manter a pessoa atenta e socialmente envolvida.
-Transforme a casa em um local a prova de quedas. As quedas podem ser emocionalmente devastadoras, fazendo com que a pessoa se sinta fraca e receosa. Ajude a pessoa a fazer exames nos olhos e ouvidos regularmente e retire todos os perigos dos caminhos.
-Crie um banheiro seguro usando um tapete antiderrapante no chuveiro ou uma cadeira para banho. Certifique-se de que todos os porta-toalhas estejam be firmes e pense na possibilidade de ter um vaso sanitário mais elevado se a pessoa tiver problemas para sair das cadeiras.
-Incentive seu ente querido a se envolver em grupos da comunidade e acompanhe-o nos assuntos que interessam. Atividade física, como caminhada ou jardinagem, é ótimo para manter a mente e o corpo da pessoa saudáveis.
Participe de um grupo de apoio com o cuidador — específicos para cuidadores que cuidam de pessoas com diabetes ou em um grupo geral. Muitas pessoas enfrentam desafios similares e terão bons conselhos para você.
-Reserve um tempo só para você. Você ainda precisa e merece ter um tempo para buscar seus próprios interesses e objetivos. Cuidar de alguém não significa que você precisa colocar sua vida de lado.
-Dê uma boa olhada em você mesmo. Se você estiver perdendo o sono, mostrando sinais de depressão, sentindo raiva o tempo todo ou negligenciando suas responsabilidades, a relação de cuidado não está funcionando. Não se sinta culpado. Faça as mudanças necessárias ou considere uma outra solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário