sábado, 7 de novembro de 2009

" Dia Mundial do Diabetes "

Maceió volta a promover um evento de pedestrianismo neste domingo (8) na orla marítima. É a Corrida contra o Diabetes, prova de 5 e 10km, aberta a corredores amadores e profissionais, diabéticos ou não, com largada prevista para as 7h, na Praça Multieventos, na Pajuçara.

O evento é uma realização da seção Alagoas, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), garantiu o apoio logístico para a prova.

O percurso será até o Alagoas Iate Clube, na Ponta Verde. Os inscritos para a prova de 5 km darão apenas uma volta no circuito, enquanto os inscritos para o percurso de 10 km darão duas voltas. Mais de 600 atletas estão inscritos, garantindo o sucesso do evento da prova, que distribui R$ 15 mil em prêmios para as várias categorias da Corrida, já em sua sexta edição em todo o país.

O principal objetivo é mobilizar pessoas, empresas e governos, difundir os avanços no tratamento da doença, bem como chamar a atenção dos portadores do diabetes sobre a importância de manter uma vida normal. A iniciativa faz parte da campanha lançada no dia 9 de outubro pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Durante o evento, serão realizados testes de glicemia, ginástica, atividades recreativas, além de palestras. 

O diabetes se caracteriza por níveis altos de glicose no sangue, sendo os principais sintomas da doença sede excessiva, aumento do volume da urina, fadiga, fraqueza, perda de peso e aumento de apetite, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito. 

Para conviver com a doença, que não tem cura, o paciente deve manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em conseqüência do mau controle da glicemia, que pode acarretar retinopatia diabética, nefropatia diabética, neuropatia diabética, pé diabético, infarto do miocárdio a acidente vascular cerebral, bem como infecções. 

Fonte: www.portaldiabetes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário