sábado, 23 de janeiro de 2010

O diabético está mais sujeito a câimbras??


Sim, afirma a endocrinologista Maria Elizabeth Rossi da Silva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Todo mundo já passou pela experiência desconfortável de uma câimbra, que se caracteriza por um tremor nos músculos e dificulta os movimentos. No diabético, ela pode aparecer por diversos fatores, entre os quais a desidratação provocada pela hiperglicemia.

Maria Elisabeth Rossi da Silva – “O paciente com diabetes pode ter maior ocorrência de câimbras porque elas são mais freqüentes em situações de desidratação causada pela hiperglicemia ou por alterações de eletrólitos, como redução do potássio e sódio, que podem surgir em usuários de medicamentos diuréticos ou em pacientes em hemodiálise. Outras causas são a elevação dos níveis de uréia (na insuficiência renal), redução dos níveis de cálcio (também na insuficiência renal, principalmente quando há vômitos freqüentes), neuropatia periférica e insuficiência vascular arterial de membros inferiores.

A câimbra é um movimento involuntário e se caracteriza pela contração intensa de um ou mais músculos, acompanhada de dor. Quando muito intensa, pode causar lesão no músculo, e aumentar os níveis sanguíneos da enzima creatino-quinase.

Não está bem definida a causa das câimbras. A maior parte é de causa desconhecida (idiopática) e não provoca conseqüências maiores, exceto pela dor. Geralmente ocorrem à noite, mais freqüentemente em idosos e crianças. Quando acontecem em atletas, podem interferir com o treinamento e o bom desempenho do esportista. Costumam ser mais freqüentes naqueles não climatizados, quando submetidos a calor forte e úmido. Nesses casos ocorre perda de eletrólitos (sódio, potássio, cloro) e água e podem ser acompanhadas de náuseas e vômitos após algumas horas do exercício.

Geralmente a câimbra não requer tratamento. Se for muito intensa, pode-se lançar mão de alguns medicamentos. As grávidas, com ou sem diabetes, têm maior freqüência de câimbras que costumam melhorar com administração de cálcio.

Alguns alimentos, como a banana, podem auxiliar no combate à câimbra. A fruta é rica em potássio, assim como a laranja e o tomate. Podem ser úteis nos casos de câimbras causadas por diminuição dos níveis de potássio decorrente do uso de diuréticos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário