quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cuidados


A vacinação é um dos métodos mais valiosos para a prevenção de doenças infecciosas. As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra vírus ou bactérias, protegendo o indivíduo de determinadas doenças.

Os pacientes portadores de diabetes (tipo1 ou tipo 2) podem apresentar anormalidades no sistema imunológico que os predispõem a apresentar infecções mais graves. Ao mesmo tempo, os diabéticos em geral apresentam um sistema imunológico que responde apropriadamente ao estímulo com as vacinas.

Inúmeras associações médicas apontam para a importância de vacinação que protege contra a gripe (Influenza) e contra o pneumococo em pacientes com diabetes.


Segundo a Sociedade Americana de Diabetes, a vacinação contra gripe e pneumococo tem o potencial de reduzir significativamente a morbidade e a mortalidade secundárias a essas infecções nos pacientes com diabetes. Por essa razão, sugere que a vacina que protege contra a gripe (Influenza) seja realizada anualmente em todos os pacientes com diabetes com mais de seis meses de idade. Por se tratar de uma doença que se transmite de pessoa para pessoa, recomenda-se que os familiares dos diabéticos também sejam vacinados.

O Streptococcus pneumoniae, ou pneumococo, é uma bactéria que causa várias doenças, algumas simples como otite e sinusite, e outras graves como pneumonia, meningite e septicemia. Existem mais de 90 tipos diferentes de pneumococos. Essa bactéria pode estar presente na mucosa nasal e na garganta dos indivíduos saudáveis. Porém, por motivo desconhecido, pode invadir o organismo, causando infecções graves.

A transmissão dessa bactéria se dá por meio de gotículas de saliva e ocorre mais nos meses de inverno e início da primavera, geralmente associada a aglomerações. Os pacientes com diabetes são considerados "de risco" para essas infecções. A vacinação promove uma redução das formas mais graves da doença em diabéticos. É sugerida uma reaplicação da vacina em pacientes com mais de 65 anos que tenham sido previamente vacinados em um período maior que cinco anos.

Resumo das recomendações de vacinação em pacientes com diabetes:

• Gripe (influenza): anualmente, para todos os diabéticos maiores que seis meses de idade;

• Pneumococo: uma vez para todos os diabéticos. Uma segunda dose deve ser oferecida para pacientes com mais de 65 anos que tenham recebido a primeira dose há cinco anos ou mais. Também pode ser útil uma segunda dose naqueles pacientes com insuficiência renal ou outras condições que cursam com comprometimento do sistema imunológico (após transplante de órgão, por exemplo).

Autor: Dr. André Fernandes Reis

Fonte: www.portaldiabetes.com.br
- Influenza and pneumococcal immunization in diabetes. Diabetes Care 27:S111-S113, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário