quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Como entender os termos do diabetes






O que a gente costuma escutar, ouvindo conversas sobre diabetes é um punhado de termos abreviados e de siglas. Para ajudar você a entender melhor o que significam essas siglas e abreviações, damos um glossário dos termos mais usados nos meios que se ocupam do diabetes.
DM1 — refere-se ao diabetes tipo 1, antigamente conhecido como diabetes insulino-dependente ou diabetes juvenil. As pessoas com DM1, ou tipo 1, não produzem sua própria insulina e precisam injetar insulina no corpo diariamente.
DM2 — Mais conhecido como diabetes tipo 2, ou diabetes do adulto, esse termo surgiu da idéia de que algumas pessoas conseguem produzir insulina. Porém, algumas pessoas com diabetes tipo 2 devem usar insulina como parte do tratamento.
ADA — A American Diabetes Association ou Associação Americana de Diabetes é o mais antigo de todos os grupos de diabéticos—que se concentra em pesquisa, informações e advocacia. Suas publicações e recomendações estabelecem o padrão do tratamento do diabetes nos Estados Unidos (www.diabetes.org).
EASD — A European Association for the Study of Diabetes é uma organização de diabetes que engloba cientistas, médicos, profissionais de laboratório, enfermeiros e estudantes do mundo todo, interessados em diabetes e assuntos afins. Suas publicações e recomendações ajudam a definir o padrão de atendimento na Europa (www.easd.org).
IDF — A International Diabetes Federation é uma aliança mundial de mais de 200 associações de diabetes em mais de 160 países, reunidas para melhorar a vida de pessoas com diabetes, nos quatro cantos do mundo.(www.idf.org)
JDRF — A Juvenile Diabetes Research Foundation é um grupo dedicado a arrecadar verba e aumentar a conscientização das pesquisas sobre o diabetes juvenil tipo 1 (www.jdf.org).
SBD — A Sociedade Brasileira de Diabetes é uma associação que tem como objetivo contribuir para a prevenção e tratamento adequado do diabetes, disseminando conhecimento técnico-científico entre médicos e profissionais de saúde, conscientizando a população a respeito da doença, melhorando a qualidade de vida das pessoas com diabetes e colaborando com o Estado na formulação e execução de políticas públicas voltadas para a atenção correta dos pacientes e para a redução significativa do número de indivíduos com diabetes em nosso país (www.diabetes.org.br).
ADJ — A Associação de Diabetes Juvenil é uma entidade fundada por um grupo de pais de crianças e adolescentes com diabetes. Seu objetivo é promover educação nesse campo para portadores, familiares, profissionais de saúde e comunidade. A ADJ busca também favorecer a qualidade de vida (www.adj.org.br).
ANAD — A Associação Nacional de Assitência ao Diabético é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, dedicados a atender, orientar, acompanhar, tratar e educar pessoas com diabetes. Atua junto a portadores de Diabetes e também junto aos multiprofissionais de saúde que trabalham em diabetes, no sentido de atualizá-los, reciclá-los e capacitá-los em diabetes, propiciando melhor atendimento e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida ao paciente com diabetes (www.anad.org.br).
Evidentemente, você poderá se deparar com novos termos e siglas, conforme for aprendendo mais sobre diabetes. Sinta-se à vontade para pedir explicações à sua equipe de atendimento.
Fonte: ACCU-CHEK

Nenhum comentário:

Postar um comentário